Colheita da melancia inicia em São Gabriel (RS)


Colheita da melancia inicia em São Gabriel (RS)

A colheita da melancia iniciou no último dia 30 de dezembro no município de São Gabriel. Até o final de março, período de colheita, cinco mil toneladas da fruta devem ser colhidas na cidade, onde 15 produtores cultivam a melancia em cerca de 100 hectares. O principal destino da fruta produzida em São Gabriel é Santa Maria. Apenas 20% de toda a produção devem ficar em São Gabriel.

O agricultor familiar Pedro Juner Silveira Santos, que possui 42 hectares com melancia, começou o plantio em setembro. O produtor cultiva as variedades Colt, Jubille e Hollar. “As primeiras melancias estão pesando de oito a 15 quilos. A expectativa é de que a produção passe de 80 toneladas por hectare”, projeta Santos. Além da fruta, o agricultor também planta melão gaúcho, pepino salada, abóbora e moranga.

“Acompanhando a colheita, podemos observar um excelente padrão de frutos. Junto ao ponto de venda, vários compradores degustaram a produção e confirmaram que as frutas estão muito saborosas”, relata o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Renato de Juli. Ele ainda avalia que, em função das fortes chuvas e ventos na região, as despesas com controles de insetos e fungicidas estão maiores nesta safra.


Comentários


código captcha

Newsletter

Acompanhe as novidades do portal Cultivares

Mídias Sociais

Fique atualizado em tecnologias e soluções, siga-nos nas mídias sociais
Facebook Cultivares   Twitter Cultivares